28
JUL
2016

Obras da Barragem do Rio Colônia estão 25% concluídas

Iniciadas em fevereiro deste ano, as obras da Barragem do Rio Colônia, situada no município de Itapé, no litoral sul do estado, estão 25% concluídas e devem ser finalizadas no segundo semestre de 2017. O equipamento, que conta com investimentos de R$ 120 milhões, recursos dos governos estadual e federal, garantirá o abastecimento regular de água tratada para mais de 350 mil moradores da região.

O governador Rui Costa, em companhia do secretário Cássio Peixoto, gestor da pasta de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), realizou uma visita técnica ao local e destacou a importância do empreendimento para a qualidade de vida dos moradores e desenvolvimento econômico da região.

“Essa obra é importantíssima, pois vai garantir o abastecimento por muitas décadas. Além da barragem em si, o projeto inclui a relocação da estrada, de linhas de energia, a construção de habitações, entre outras obras complementares. Temos um compromisso com o desenvolvimento dessa região, e para isso essa obra é fundamental”.

Diversos procedimentos já foram realizados para o início da construção da estrutura física da barragem, antiga reivindicação da região, que passa por uma crise de abastecimento sem precedentes, agravada pela falta de chuva. Implosão de terreno pedregoso, terraplanagem, escavação e o desvio de um trecho de um quilômetro da BA-120 foram algumas das intervenções realizadas.

Com a barragem, a Sihs, frisa Cássio Peixoto, visa complementar o abastecimento de água da região, minimizar o problema das enchentes que inundam parte da cidade de Itabuna e melhorar as condições sanitárias do Rio Cachoeira, contribuindo com a diluição dos efluentes sanitários não tratados das áreas urbanas marginais ao rio, aspecto que permite o uso de um menor grau de tratamento para estes efluentes.

De acordo com estudos, a construção da barragem pode ainda reduzir a proliferação de plantas aquáticas que se acentua nos períodos de longas estiagens, principalmente na área urbana de Itabuna. A Barragem do Rio Colônia terá 25 quilômetros de lâmina d’água, eixo de 124 metros e altura de 21,4 metros. Quando atingir o nível mais alto, possuirá volume total de mais de 62 milhões de metros cúbicos de água.


Ascom/Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento

Download PDF

Deixe uma mensagem