2018

Plano Regional de Saneamento Básico é assinado e AGERSA marca presença em cerimônia

Na última sexta-feira, (23/11), foi assinado o Convênio para elaboração do Plano Regional de Saneamento Básico, firmado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SHIS), a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), e o Consórcio Portal do Sertão.

O Plano Regional de Saneamento Básico é um instrumento que consolida os Planos Municipais, já elaborados pelo Portal do Sertão e visa atender os 16 municípios consorciados. O Convênio terá uma duração de quatro meses e tem o valor de cerca de R$100.000,00. A expectativa é de ser iniciado ainda este mês.

A AGERSA participou ativamente na construção deste convênio, que irá beneficiar e muito a população dos municípios citados. Formando assim o primeiro plano regional de saneamento básico do estado da Bahia.

O Plano facilita a captação de recursos para obras de infraestrutura em saneamento no âmbito federal, melhora a capacidade de gestão e fiscalização dos órgãos competentes, projeta a implantação da gestão compartilhada de resíduos sólidos, qualifica a prestação de serviço e permite a compatibilização de tarifas e taxas regionalmente.

O Diretor Geral da AGERSA, ressaltou a importância deste convênio para melhorar a vida de milhares de baianos.

“Hoje damos um passo significativo na Bahia, avançar neste processo. Este é um marco para o saneamento básico da Bahia, investir em saneamento é garantir qualidade de vida a população. A AGERSA vai estar atenta fiscalizando, para garantir que esse processo saia do papel e ganhe os municípios baianos”, pontuou.

Rogério Costa, presidente do Portal do Sertão, enfatizou a importância do Plano Regional para os municípios.

“É importante que os municípios avancem de forma conjunta, porque a questão de saneamento e meio ambiente não se pode tratar de forma individual. O Consórcio vai fazer essa ponte entre os municípios, a SIHS, a AGERSA e a Embasa. E com certeza quem ganha com isso é a população”, destacou.

O secretário da SIHS, Cássio Peixoto, destaca a responsabilidade de todos os envolvidos no Programa. “Estamos representando a sociedade, os munícipes, em serviços altamente valorosos e de grande responsabilidade. Água e esgotamento sanitário, são dois serviços de importância vital, principalmente porque estamos tratando de saúde. Quando investimos nas áreas de saneamento e abastecimento de água, economizamos em saúde. E precisamos qualificar ainda mais os nossos serviços”, frisou.

Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Consórcio Portal do Sertão e prefeito de Santo Estevão, Rogério Costa, acompanhado do secretário executivo, Noel Barbosa; os prefeitos: José Florin (Santanópolis), Antônio Mário (Antônio Cardoso), Raimundo da Cruz (Conceição da Feira), Jailson Costa (Santa Bárbara), Paulo Falcão (Amélia Rodrigues), José Carlos (São Gonçalo dos Campos) e o vice-prefeito de Teodoro Sampaio, Evilásio Vieira, o secretário da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, o deputado estadual, Zé Neto e demais autoridades políticas.

Fotos: Rennan Calixto/GOVBA